Português (pt-PT)English (United Kingdom)
  • An Image Slideshow
MUSEU
COLEÇÕES
EXPOSIÇÕES
SERVIÇOS E ACTIVIDADES
LOJA

Autenticação

FacebookGoogle Arts & Culture

Instagram-Icon  LinkedIn

TikTok36400472-1674478764678-3957845c031cb

.:: 'Músicas do acervo' - Steven Chervenkov PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 // 19:00 h
12-01-2017

Steven Chervenkov O ciclo 'Músicas do acervo - compositores portugueses e seus contemporâneos' entra em 2017 pela mão de Steven Chervenkov, um dos brilhantes pianistas brasileiros da sua geração, que apresentará um recital de piano com obras de António Fragoso, enquadradas por outras de Alexander Scriabin, Beethoven, Chopin e Villa-Lobos. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

Comissariado por Adriano Nogueira, o ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação de repertório de compositores portugueses tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu e o panorama musical internacional.

SOBRE STEVEN CHERVENKOV

Steven Chervenkov, um dos brilhantes pianistas brasileiros da sua geração, é formado em Piano pelo Conservatório de Tatuí e graduado em Música pela Universidade de São Paulo, onde estudou Piano nas classes de Eduardo Monteiro e Luciana Sayuri. Foi premiado em importantes concursos nacionais de piano, já se apresentou como solista em salas de concerto da capital e interior de São Paulo e Portugal. Fez parte do corpo docente do Guri Santa Marcelina, projeto de educação musical e inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na Grande São Paulo. Atualmente, frequenta o Mestrado em Piano Performance, sob a orientação do professor Dr. Paulo Álvares, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

PROGRAMA

L. V. BEETHOVEN (1770-1827) - Sonata no. 17 em Ré menor 'Tempestade', op. 31 no. 2
I - Largo - Allegro
II - Adagio
III - Allegretto

ALEXANDER SCRIABIN (1872-1915) / ANTÓNIO FRAGOSO (1897-1918) - Seleção de Prelúdios
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 1 em Dó Maior - Vivace
A. Fragoso - Prelúdio VII em Sol Maior - VIvo
A. Fragoso - Prelúdio IV em Ré Maior - Allegretto Molto
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 5 em Ré Maior - Andante Cantabile
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 6 em Si menor - Allegro
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 9 em Mi Maior - Andantino
A. Fragoso - Prelúdio VI em Sol # menor - Andantino
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 10 em Dó # menor - Andante
A. Scriabin - Prelúdio op. 11 no. 14 em Mi b menor - Presto

ANTÓNIO FRAGOSO (1897-1918) - Noturno em Ré b Maior

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849) - Balada no. 4 op. 52 em Fá menor

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) - Hommage a Chopin
Noturno

SOBRE O CICLO
Adriano Nogueira (Comissário)

"É objetivo deste ciclo de concertos a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a coleção de partituras do Museu Nacional da Música.

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como João Domingos Bomtempo, Alfredo Keil, José Viana da Mota, Alexandre Rey Colaço, Luís de Freitas Branco, Joly de Braga Santos, Ernesto de Campos Melo e Castro ou Fernando Lopes Graça.

Enquanto depositário destes registos históricos, o Museu serve uma das suas missões. Contudo, a valorização destas obras, através da sua divulgação pública, completa a função teleológica da atividade museológica.

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

Os músicos convidados terão a oportunidade de refletir a sua interpretação nas obras escolhidas, através dos recitais a solo e música de câmara em que participarão.

O ciclo realizar-se-á uma vez por mês, às sextas, pelas 19:00, entre os meses de Novembro de 2016 e Maio de 2017, com a apresentação de 8 concertos de instrumentos solistas e música de câmara, sendo músicos convidados os pianistas João Paulo Santos (Portugal), Anne Kaasa (Noruega-Portugal), Steven Chervenkov (Brasil), Veronika Schreiber (Polónia), entre outros profissionais do actual cenário musical português."

'MÚSICAS DO ACERVO - COMPOSITORES PORTUGUESES E SEUS CONTEMPORÂNEOS'

04 de Novembro – Recital de Piano